sábado, 9 de abril de 2011

É coisa para me fazer repensar nos meus "amigos"

Não gosto de deitar comida fora (e ponto!). Ou procuramos (mais ou menos) fazer a quantidade certa, ou então guardamo-la para mais tarde.
Há um tempo atrás fui almoçar à casa de uma amiga e quando acabámos, ela levantou-se da mesa e levava consigo o tacho em direcção ao caixote do lixo. Escandalizada, porque tinha sobrado bastante comida, pergunto-lhe: "vais deitar isso tudo fora?". Ao que que ela me responde: "Sim, a comida é minha e faço com ela o que eu quiser". Ora, eu respeito que cada um dê o destino que bem entender às coisas das quais são proprietárias, mas esta resposta, esta atitude revela egoísmo e falta de sensibilidade para com as pessoas que passam fome todos os dias.
Não pretendo com isto armar-me em Madre Teresa de Calcutá, mas um pouquinho de bom senso e respeito por aqueles que passam mesmo necessidade não fica mal a ninguém

3 comentários:

CS disse...

Eu penso tal qual como tu. Não consigo deitar nada fora e, se às vezes, lá tem de ir um bocado de sopa ou resto de comida porque os dias foram passando e ficou esquecido estragando-se, fico mal disposta ao deitar fora. Tantas e tantas vezes como o mesmo 2 ou 3 dias seguidos :) Não me faz confusão porque fui educada assim. Confusão me faz quem trata a comida como se fossem folhas de papel velhas...

a Gaja disse...

Eu só jogo comida fora quando se estraga ou algo assim do género. Impensável jogar fora quando sobra só porque sim. Normalmente quando os meus amigos vêem jantar na minha casa e se sobra muita comida distribuo em caixinhas e cada um leva a sua parte. Também pode haver pessoas ofendidas com isso mas a minha gente não se importa nada e por vezes sobra tanto que nem eu conseguia comer tudo.

Guinhas disse...

Claro que a comida é dela MAS não deixa de ser uma afronta, tendo em conta o que se passa no mundo e, até mesmo, na realidade Portuguesa...