quarta-feira, 11 de maio de 2011

E se me perguntarem qual é a melhor invenção da humanidade

A minha resposta seria (tcharam) a máquina de lavar!
Eu não quero saber para quem não consiga viver sem o computador, o telemóvel, a televisão, o mp4 (e as suas variações), o verniz das unhas, o carro, ou seja ou que for. É que hoje dei com um daqueles programas da tarde apresentados por senhoras histéricas em que se falava das profissões "do antigamente" e uma das ditas incluíam uma lavadeira. Bastou a senhora começar a descrever e demonstrar a sua profissão para eu ficar cheia de pena e começar a sentir calafrios percorrerem a minha espinha se me tivesse de sujeitar àquilo. A ela encarregavam-lhe lavar a mão toda a roupa que precisasse de tal tratamento. E para quem está a pensar que não é nada de mais, que qualquer pessoa lava umas meias e uma dúzia de calças e de camisas à mão, engana-se. Não se trata apenas destas peças (porque isso até eu o faço. Sim, a maior parte das minhas túnicas, t-shirts, camisas, and so on lavo-as à mão), a dada altura começou-se a falar de cortinados (!). colchas (!), edredons (!). 
É por isso que da próxima vez, as minhas orações serão em modo de agradecimento a quem nos facultou tal maravilha! Caso contrário, muitas de nós estaríamos agora à beira rio, de sabão azul em mão a esfregar freneticamente toda a roupinha que agora sai miraculosamente limpa da máquina sem o mínimo de esforço (a não ser que pertençamos a uma classe suficientemente abastada para suportar este tipo de custo).

Sem comentários: