quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aos novos dias

É verdade, ao crescermos vamo-nos despedindo de algumas coisas, de alguns comportamentos e opiniões. (na maioria dos casos) Tornamo-nos maturos, responsáveis, ponderamos as nossas acções, vêem as preocupações e muitas outras coisas. Não vejo o crescimento como um processo de "perda". Na minha opinião, a própria palavra aponta para evolução, para o desenvolvimento pessoal, para a (nossa) descoberta. Se tivesse de escolher o momento que melhor representa o meu crescimento, seria a entrada para a faculdade. Marcada por dias bons e outros menos agradáveis, a minha vida universitária exigiu muitas mudanças. Passei a ter de contar apenas comigo, a tratar das minhas coisas, tive de aprender a gerir o tempo e o dinheiro e criar novas rotinas. Apesar de por vezes ser atacada por momentos de nostalgia e de vontade de desistir de tudo, não mudava nada. Se não tivesse saído de casa e sobrevoado o Oceano, neste momento seria outra, não me conheceria tão bem, teria sido incapaz de dar o salto para A vida e, acima de tudo, não teria aprendido tudo o que com algum custo tenho vindo a perceber sobre o Mundo.
Passei demasiado tempo magoada com o presente e, como tentativa de solução, refugiava-me nas recordações do passado. Em conversa com uma amiga, ela dizia que 2009 tinha sido o melhor ano da sua vida, na altura estávamos prestes a acabar o secundário, fizemos novos amigos, tivemos bons momentos, é verdade. Mas a minha única resposta foi "Também achei 2009 um bom ano, foi o último do secundário, tinha bons amigos e diverti-me, mas foi isso. As coisas mudaram e eu mudei e já não quero mais 2009's na minha vida." Acho que foi neste preciso momento que percebi que tinha feito as pazes com o hoje, parei de recordar com saudosismo aquele ano. Aquele grupo de cinco rapariguinhas inseparáveis desde o 10º ano seguiram caminhos diferentes, agora, em distintos pontos do país, têm novas vidas e novos amigos. Não sei se também têm saudades daqueles tempos, mas eu segui em frente e tenho esperanças de viver momentos mais felizes que aqueles de 2009.
Por vezes temos de "remover" algumas coisas das nossas vidas. E eu fi-lo, muitas pessoas se foram e ficaram as lembranças, mas dei as boas-vindas ao agora e ao amanhã!

1 comentário:

Aislin disse...

Nem mais! Grande sábio esse Cascão... Mas não é dizer um adeus assim... é saber o que fazer com os ensinamentos que nos proporcionou... É chato... esta coisa de crescer!