terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

De como as coisas eram e como são

Lembro-me que, quando era mais novinha,  no dia anterior ao início das aulas ficava em êxtase. Mal conseguia dormir e aguardava ansiosamente pelo amanhecer, para começar mais um ano, pelos livros, cadernos e lápis  novos e para rever os amigos. Gostava que a minha mãe me penteasse e fizesse um bonito rabo-de-cavalo. Sentia-me vaidosa ao estrear o uniforme impecavelmente engomado. E lá ia eu, feliz com o Mundo, enquanto levava às costas a minha recente mochila e nas mãos a minha lancheira da Minine. É assim que me lembro do começo de cada ano escolar, sempre acompanhado por muita curiosidade e com vontade de ir aprender e devorar livros. Com o passar dos anos, este entusiasmo foi sofrendo alterações (sem contudo, nunca perder o gosto pela escola). Ao mesmo tempo que me sentia feliz por voltar às aulas, um nervoso miudinho tomava conta de mim e ameaçava agravar-se de ano para ano. Cada ano lectivo começou a acarretar maiores responsabilidades e mais esforço e dedicação. No início foi uma nova escola , mais disciplinas, testes globais, exames nacionais e mais exigência por parte dos professores. 
Amanhã começo o 2º semestre e estou, exactamente, a meio da licenciatura. A pasta académica substituirá a mochila, não haverá nenhuma lancheira, a minha mãe, ali algures no Oceano Atlântico, não me vai pentear, umas simples calças de ganga, umas botas e um casaco farão a vez da minha saia azul escura com pregas, das meias altas brancas e da pólo com o emblema do colégio. Não posso dizer que estou entusiasmada como outrora me estive, mas sinto-me bem-disposta e com energia para os duros meses que se avizinham. Aquilo que quero? Confiança e determinação para continuar.

2 comentários:

Eli disse...

Bem pensado!

Mas, todos os anos é um recomeço e pode haver um nervosinho bom se estivermos a fazer o que gostamos!

:)

isa disse...

olá :) convido-a a visitar o meu blog de artesanato/bijuteria (com camafeus, entre outros)

www.atelierizzy.blogspot.com

obrigada :)