sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Identidade ambígua

Ora, não tendo nascido em Portugal, mas levando já alguns anos a viver cá, o meu sentido de pertença a este país continua a ser um bocadinho difuso. E acho que é nesta época natalícia que mais noto isso.
No meu país (pelo menos quando o deixei era assim...), as autarquias locais não olhavam custos para a decoração de Natal. Ver as ruas iluminadas, os postes de luz com pais natais, renas e estrelas era uma imagem verdadeiramente bonita. As próprias pessoas iluminavam as suas varandas (em que chegava a haver uma quase competição para se fazer destacar).
Aqui não vejo nada disso. Aliás, apenas as grandes superfícies comerciais é que apostam na decoração natalícia, ou então sou eu que ando nos sítios errados...
Quanto à comida, a coisa então agrava-se! As castanhas, o bacalhau, as azevias (que nunca provei) e as rabanadas não me dizem absolutamente nada. Mas, depois, quando me perguntam pelas minhas tradições torna-se difícil explicar, pelo que deixo algumas imagens (que me fazem babar)

2 comentários:

C. disse...

Compreende-se mas as rabanadas... epá :D

Bom fim-de-semana!
Beijinhos ***

Marisela disse...

Las comidas deliciosas de nuestra navidad venezolana! Tambien me hacen mucha falta...pero ya podemos tener el pan de jamon y hacer hallacas aca.. :) menos mal!!